Proposta2
Nossa instituição de ensino considera que o processo educativo pressupõe e exige a mais estreita vinculação da escola com a vida; cada uma deve contar com a outra, completando atividades de educar, cuidar em prol do próprio educando.

Na perspectiva de que o processo educativo deve iniciar-se desde a primeira infância temos afinidade com a proposição de Friedrich Fröebel que no campo da pedagogia teve sua atenção para com as crianças na fase da educação da primeira infância sendo pioneiro ao criar os Kindergarten (jardim de infância) por acreditar que a criança como uma planta deve desde pequenina ser orientada, cuidada para crescer no bem, pressupondo que os primeiros anos do homem são básicos para sua formação.

Nesta perspectiva, o processo educativo em nossa escola será planejado a partir das necessidades e tendências concretas do próprio educando nos aspectos físicos, biológicos e psicológicos. Portanto, o professor deverá selecionar os meios de satisfazer essas tendências dentro do processo educativo, desenvolvendo os dons naturais da criança em um plano de equilíbrio, de todas as suas faculdades e capacidades dentro de um sentido perfeito de unidade pessoal, de amor e união ao próximo e a natureza.

O conhecimento e as experiências oferecidas metodologicamente à criança estarão contidos na amplitude de âmbitos de experiências e respectivos eixos de trabalho denominados como: âmbito de experiência da formação pessoal e social com o eixo de identidade e autonomia e conhecimento de mundo com os eixos trabalho: movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

A operacionalização dos conteúdos para os conhecimentos essenciais dos eixos de trabalho é tarefa da escola como complemento da função educativa da família, norteando-se por uma proposta pedagógica construtivista para que a criança tenha um processo de construção de conhecimentos naquilo que lhe é mais especifico na sua capacidade, na sua afetividade, nos seus hábitos e atitudes culturais, na sua educação e realização pessoal.