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Nossa instituição de ensino considera que o processo educativo pressupõe e exige a mais estreita vinculação da escola com a vida; cada uma deve contar com a outra, completando atividades de educar, cuidar em prol do próprio educando.

A proposta educacional para a primeira infância contribui para o processo através do qual as crianças irão se constituindo como sujeito singular e histórico. O currículo do CEI Trilhas do Saber, inspirado na proposta socioconstrutivista e formação crítica, promove situações que permitam à criança desenvolver a capacidade de comunicação e expressão, ser capaz de solucionar problemas por conta própria adotando formas mais complexas de raciocínio, agir com responsabilidade crescente em relação ao meio físico e social e desenvolver a capacidade de analisar criticamente sua própria atuação com a dos demais nas diversas situações de convívio.

Para isso, se faz necessário propiciar a criança oportunidades de: experimentar, descobrir, manipular objetos, vivenciar situações em ambiente seguro, acolhedor, organizado e afetivo permitindo à criança ser independente, fazendo-a ser amada e valorizada.

O período que vai de zero à cinco anos é fundamental para a estruturação da personalidade da criança e esta passa por grandes transformações: define – se a inteligência, nasce a linguagem, cresce o corpo e domínio sobre ele, aperfeiçoa-se os aspectos cognitivos, sensoriais, emocionais e também a comunicação oral.

A criança aprende através dos cinco sentidos e são estas experiências sensoriais que influenciarão seu desenvolvimento intelectual.

A sua inteligência, antes de ser lógica será intuitiva, e primeiro dar-se-á a fase das operações concretas, pré-requisitos para o pensamento lógico, seguindo para a incorporação de noções, conceitos e abstrações.

Buscando ampliar as experiências com diferentes culturas e aumentar a percepção de mundo, o CEI Trilhas do Saber busca um ambiente que oportunize a construção espontânea de vocabulário também da língua inglesa e socialização entre o universo infantil e a construção de competência bilíngue.